Wednesday, August 02, 2006

egoARTistas

Á uns dias atrás aqui no Porto ocurreram umas manifestações contra a privatização da gestão do Palácio de Cristal e do teatro Rivoli, nessas manifestações houveram vários artistas que protestaram contra este facto. Isto fez-me despertar uma pergunta: qual é o papel da cultura e dos artistas na sociedade portuguesa em particular e do mundo em geral.
Diz-se que são os artistas que ajudam as sociedades a evoluir, que a sua visão transforma a mente e nos ajuda a sonhar,
a elevar o espírito a tentar chegar mais alto, que pela arte somos capaz de mudar e de nos tornarmos melhores como pessoas, como seres humanos. No entanto quando ligamos a televisão só os vemos protestar contra os subsidio que foram cortados ou diminuidos ou alterados.. Actualmente os artistas que existem estão mais interessados na sua imagem publica, em quantas revistas aparecem, quanta gente conhecem na ultima festa que foram, qual vai ser o próximo carro/relógio/anel que vão comprar, na vida destes artistas a arte deixou de ser o fim e passou a ser o meio, o meio para entrarem num mundo onde se imaginam adorados, desejados, com muito dinheiro e uma vida fascinante, assim e tendo em mente apenas este fim, não é difícil abdicar de um qualquer princípio que alguma vez tiveram e simplesmente fazer aquilo que lhes vai dar o que eles querem agora e não aquilo que vai mudar o mundo amanha e para ver isto basta ligar a televisão.

1 Comments:

At 9:27 AM, Anonymous Anonymous said...

O problema é que os Portugueses chamam artistas a quem na realidade não o é. E claro essas pessoas gostam daquilo que lhes dao e agem desta maneira, aproveitando a fama e n querendo saber no que na realidade é importante - a arte. Infelizmente os verdadeiros artistas são aqueles que não têm direitos nenhums, nem reconhecimento de nada, claro que há algumas excepçoes, mas são poucas. Por isso o que tem de mudar é a mentalidade das pessoas que devem passar a dar valor ao que realmente é artistico. Assim as coisas eram melhores ;)

 

Post a Comment

<< Home