Tuesday, August 22, 2006

Formigas

Hoje estava a ver um programa sobre formigas e lembrei-me que tive várias conversas com familiares e amigos meus sobre não só o mundo animal, mas também politica, sociedade, etc... Em que estes animaizinhos eram apontados como tendo construido a sociedade perfeita. Acontece que esta micro-utopia assenta no domínio despótido de uma rainha que é a unica que tem o direito de se reproduzir, para além disso a unica maneira de manter as outras formiguinhas sob controlo é através de uma substância que a própria rainha produz e "acalma" do lado selvagem destes animais tornado-os subjugáveis. Dificilmente esta é uma sociedade perfeita, pelo menos do meu ponto de vista. Depois de ver este programa, começei a pensar se seria possível aplicar entre nós seres humanos uma formula parecida, que a rainha das formigas utiliza para controlar uma sociedade inteira.
Eu não estou a falar de se andar por aí a distribuir prozac a toda a gente para ficarmos todos muito calminhos, mas de uma outra maneira mais subtil, provavelmente não tão restritiva, mas também eficaz, e acho que é possível e que este tipo de controlo até já foi usado várias vezes ao longo da história da humanidade e com fins diversos, a "droga" mais recente chama-se terrorismo.
O terrorismo que alia a surpresa ao medo, dois factores poderosos têm sido usados pelos governantes deste mundo para aumentar o controlo que têm sobre os cidadãos dos seus países, permitindo que se prendam as pessoas durante mais tempo sem estarem acusadas, se guardem e escutem telefonemas, mensagens, e-mails privados de qualquer pessoa antes mesmo de esta ser suspeita do que quer que seja por entre outras medidas. Se formos minimamente realistas sabemos que o impacto que estas acções têm sobre os terroristas é 0, porque de certeza que ninguem combina um ataque terrorista por e-mail ou telefone. Mas o medo que os presidentes deste mundo tentam passar através de meios de comunicação estéricos e que procuram o sensacionalismo para pregar as pessoas a ver a publicidade que aparece nos intervalos dos boletins informativos na televisão, rádio ou nos jornais, leva-nos a permitir que eles tomem medidas que ajudem a aumentar a segurança que nós sentimos que temos, mas permite aumentar o controlo que eles têm e já agora a sua conta bancária.

2 Comments:

At 12:28 PM, Anonymous Anonymous said...

Ao menos a rainha faz tudo pelo bem da colónia e não pensa mais em si do que nos outros. Seram as formigas mais espertas que nós?

E já agora,
gostei da comparação.

 
At 6:52 AM, Anonymous Anonymous said...

e mais posts? :p

 

Post a Comment

<< Home